Os laxantes funcionam estimulando artificialmente o intestino grosso para esvazia-lo, porem isto só ocorre DEPOIS do alimento e as calorias terem sido absorvidos pelo organismo. Por isso quem usa laxantes, só está estimulando seu organismo para perder água e mais nada. Uma perda de peso pode ser notada mas é temporária, e, está relacionada com a perda de água; assim que essa água for reposta e o corpo é reidratado essa perda de peso não existe mais.
O intestino delgado aonde o alimento é digerido e aonde os nutrientes e calorias são absorvidos NÃO PODE SER ESTIMULADO PELOS LAXANTES.
Cada vez que a perda de água se processa, ela pode ser entendida pelo organismo como uma necessidade para reter água, levando a pessoa a sentir-se cada vez mais “estufada”. Nestes casos, a tendência é tomar mais laxantes, acreditando que estes eliminaram o inchaço e levarão a uma perda de peso. Isto como já explicamos, não é verdade. Porque quando e onde o laxante atua, as calorias já foram absorvidas. Além disso todos os laxantes reduzem os níveis de fluido corporal, podendo causar desidratação.
Fonte
Isso até parece lógico, só que não é. Os alimentos ficam parados no intestino durante muitas horas, até dias, e durante este período o corpo vai extraindo nutrientes deles. Se os lax não funcionassem, não seriam tão amplamente usados ao longo de toda a história. Não resolve, só comer e tomar lax, de fato não resolve, mas ajuda muito para aquelas horas em que não tem como fugir, o povo está ali e tu precisa comer para não virar alvo de ataques psicológicos.
ResponderExcluir